segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bolo Fofo de Maçã


No fim-de-semana passado, tive visitas em casa e, como sempre, gosto de preparar uns miminhos para bem receber (ou pelo menos tento). Depois de ter preparado as Madalenas, as Cookies de Chocolate e as Cookies com pepitas de Chocolate e Noz, verifiquei que sobravam apenas cerca de 100gr de Vaqueiro em casa para fazer o bolo em falta. 

Andei a vasculhar os livros de receitas que tinha em casa mas não encontrei nenhum que tivesse um bolo que levasse tão pouca manteiga, apenas uma que levava pouco mais do que a quantidade que dispunha e natas, o que era uma estreia absoluta para mim pois nunca tinha feito um bolo que levasse natas. Adaptei a receita de acordo com os ingredientes que tinha em casa. e o resultado foi um Bolo de Maçã fofo e delicioso (éramos 4 a comer e sobrou menos de 1/4) e que tem grandes probabilidades de se tornar o bolo de maçã favorito cá de casa.

A receita que inspirou este bolo pode ser encontrada no livro "500 Bolos".


Ingredientes:
100gr de manteiga amolecida (uso Vaqueiro)
150gr de açúcar amarelo 
90gr de natas (utilizei de soja)
1.5 c. de chá de canela
2 ovos grandes
170gr de farinha com fermento
2-3 maçãs reinetas descascadas e cortadas em fatias finas.

Preparação:
1. Bata a manteiga com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e cremosa. Adicione as natas e a canela e misture muito bem.
2. Junte os ovos, um a um, batendo a massa muito bem entre cada adição.
3. Por fim adicione a farinha e envolva tudo muito bem.
4. Unte uma forma redonda sem buraco com manteiga e polvilhe com farinha. Ligue o forno a 180ºC.
5. Retire o centro das maçãs, descasque-as e corte-as ás fatias não muito grossas.
6. Coloque cerca de metade da massa na forma e cubra com uma camada de fatias de maçã muito generosa. Deite o resto da massa por cima das maçãs e volte a cubrir com uma fina camada de fatias de maçã, dispondo-as da forma que mais lhe agradar. Polvilhe com açúcar e canela a gosto e leve ao forno durante cerca de 1h (o tempo real de cozedura depende muito de forno para forno, pelo que tem de ir verificando a cozedura do bolo).


Bom proveito!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: