sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Lasanha de Peru, Alho Francês e Cogumelos




Esta é uma adaptação livre de um prato que a minha mãe costuma fazer muitas vezes para o meu almoço quando vou lá a casa aos Domingos. Ela não costuma fazer Lasanha mas sim peitos de Frango inteiros e com o molho por cima, que depois vai ao forno a gratinar.


Como por aqui apreciamos muito Lasanha, e é um prato que rende muito (o que é importante uma vez que levo almoço para o trabalho todos os dias), achei que a combinação de sabores era algo que poderia resultar muito bem numa Lasanha e não estava enganada. Ficou uma Lasanha bastante diferente daquelas que costumo fazer mas, se não é a favorita neste momento, está certamente em 2º lugar!

Ingredientes:
2 cebolas médias picadas
2 dentes de alho cortados em fatias finas
1 folha de louro
azeite q.b.
1kg de carne de Peru moída para Bolonhesa
200gr de cogumelos laminados
200ml de vinho branco
2 c. s. de molho para Pizza ou 1 c.s. de Polpa de Tomate com Manjericão diluída em 1 c.s. de água
500ml de natas de soja
300gr de alho francês cortado às tiras e desmanchadas
9 placas de massa para lasanha
pão ralado q.b.


Preparação:
1. Coloque num tacho o azeite, o louro (sem o veio principal), os dentes e a cebola e deixe refogar (em lume baixo para o alho não queimar) até a cebola começar a ficar transparente.
2. Adicione a carne de peru, os cogumelos, o vinho e o molho para pizza/polpa de tomate e deixe cozinhar em lume brando com o tacho tapado, tendo o cuidado de ir mexendo de vez em quando para controlar a cozedura e não evitar que a carne fique agarrada uma à outra.
3. Quando a carne já estiver cozida, adicione as natas e o alho francês e deixe cozinha, com o tacho destapado, durante cerca de 5 minutos, ou até o molho começar a ficar mais consistente.
4. Coloque as placas de lasanha em água a ferver por 1-2 minutos até amolecerem um pouco mas não ficarem totalmente moles.
5. Comece a construir a Lasanha colocando um pouco do molho (só molho) no fundo do tabuleiro para ir ao forno; coloque as placas de lasanha; coloque metade do preparado de carne, escorrendo um pouco o molho; coloque nova camada de placas e cubra o resto da carne, coando novamente um pouco o molho; Tape com as restantes placas de lasanha, coloque o molho escorrido por cima e cubra com o pão ralado.
6. Leve ao forno pré-aquecido a 190ºC até começar a aloirar. Retire do forno e sirva!

Bom Proveito!

P.S.

Esta Lasanha fica ainda melhor de um dia para o outro!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: