segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Frango de Fricassé



Normalmente só como pescada de Fricassé mas como tínhamos peitos de frango para gastar e um limão já aberto que tinha de ser gasto ou ia para o lixo, decidi experimentar fazer Frango de Fricassé. Não estava mau mas continuo a preferir Pescada de Fricassé (o facto de não ser propriamente fã de coisas azedas como limão também deve de contribuir para isso).

A fonte de inspiração partiu daqui: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/6309/frango-de-fricasse-delicioso.html

Ingredientes: (para 2 pessoas)
1 cebola pequena
2 dentes de alho
20 gr de azeite
250gr de peito de frango cortado aos cubos médios
sal e pimenta branca q.b.
50 gr de vinho branco
50 gr de água
1 gema
sumo de 1/2 limão
1 colher de chá de farinha Maizena
salsa q.b.

Preparação Thermomix/Bimby: 
1. Coloque a cebola e os alhos no copo e programe 5seg/vel5.
2. Adicione o azeite e programe 5 min/100ºC/vel1
3. Coloque a borboleta para que o frango não se desfaça. Adicione o frango, sal e pimenta branca a gosto e o vinho branco. Programe 5min/100ºC/vel1/colher inversa.
4. Adicione a água e programe 10min/100ºC/vel1/colher inversa. Como se trata de peito de frango e está cortado em cubos médios não é necessário estar a cozer durante muito tempo, caso contrário a carne vai ficar muito seca.
5. À parte bata a gema com o sumo de limão, a salsa e a farinha maizena até ficar uma mistura homogénea. Programa-se 5min/90ºC/vel1/colher inversa e deita-se a mistura anterior em fio para dentro do copo.
6. Retire o frango e bata o preparado durante 30 seg até chegar à vel 7. 
7. Adicione ao frango e sirva.


Preparação Tradicional:
1.  Parte-se a cebola em cubinhos pequenos e finos assim como o alho em fatias fininhas e leva-se ao tacho com o azeite em lume médio até a cebola começar a ficar transparente.
2. Adicione o frango, o vinho e tempere a gosto de sal e pimenta. Tape o tacho e deixe cozer durante 5 minutos. Vá mexendo.
3. Adicione a água e mexa muito bem o preparado. Deixe cozer durante 10 minutos indo mexendo de vez em quando e tendo o cuidado de verificar se não é necessário adicionar mais água.
4. Quando o tempo de cozedura estiver a chegar ao fim, adicione o preparado de ovo, maizena, sumo de limão e salsa, já bem batido e homogéneo.
5. deixe cozer durante mais 5 minutos tendo o cuidado de ir mexendo por forma a não ficar com grumos. Se por acaso ficar, retire o frango e bata o molho com o batedor de claras de varetas. Volte a juntar ao frango e sirva.


Sugestão de apresentação: Sirva com arroz basmatti.

Notas finais: Achei que o molho ficou um pouco líquido demais, por isso para a próxima devo de adicionais um pouco mais de farinha Maizena, algo do género 1 colher de sopa rasa em vez de uma colher de chá.


Bom proveito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: