quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pudin Flan




Sempre gostei muito de pudim flan mas, como este leva leite, é sempre algo que nunca posso comer fora de casa. Posto isto e porque o fim-de-semana puxava para uma sobremesa simples e fresquinha, nada como fazer uns belos pudins flan. Abaixo podem ver a receita base e as devidas alterações que fiz.


Infelizmente, como os meus ramequins são muito grandes para a Varoma, após o tempo descrito na receita estes ainda se encontravam longe de estarem devidamente cozidos (a maior parte estava simplesmente aguado) pelo que tive de os colocar durante mais 30 min no forno, num tabuleiro com água para que estes cozessem devidamente. O R. gostou bastante e, apesar de terem sido feitos no Domingo de manhã, acabaram na 2ª-feira à noite de tão bom que ficou :)



A fonte de inspiração para esta receita pode ser encontrada no livro "A todo o Vapor".



Ingredientes:

500gr de leite (utilizei de soja)
4 ovos
130gr de açúcar
caramelo líquido (utilizei de compra - Royal)
700gr de água

(sementes de vagem de baunilha - não utilizado na receita original)


Preparação Thermomix/Bimby:

1. Coloque o leite, os ovos e o açúcar no copo e misture 10seg/vel4.
2. Deite o caramelo numa forma rectangular (eu utilizei ramequins individuais) e preencha esta com a mistura. Cobra a forma com uma folha de alumínio e coloque em cima de papel de cozinha, para absorver o vapor.
3. Deite a água no copo, coloque a Varoma sobre este e programe 40min/Varoma/vel1
4. Retire cuidadosamente a folha de alumínio e verifique com um palito se o flan está cozido. Se o palito não sair seco, prolongue por mais alguns minutos.
5. Deixe arrefecer uma hora, antes de colocar no frigorífico durante pelo menos 1 hora.
6. Desenforme então sobre um prato.

Bom Proveito :)

1 comentário:

Opinaram: