domingo, 20 de outubro de 2013

Bolo Mármore



Chegou tarde mas foi. Mais um fim-de-semana e mais um Bolo para termos para comer não só ao pequeno-almoço, como também para irmos "bicando" ao longo do dia. Há anos que não fazia um bolo mármore mas durante muito tempo foi dos meus favoritos pois dá para fazer conjugações interessantes entre o chocolate e a "parte branca" do bolo.

Desta vez inspirei-me num bolo mármore do livro Cozinhar à Minha Maneira  mas dei-lhe o meu cunho pessoal e optei por uma mistura clássica: chocolate e baunilha :). O resultado foi excelente: um bolo alto, fofo e com um topo crocante. All the best in a single bite :)

Para a próxima acho que vou numa Laranja/Chocolate ou Chocolate Branco/Chocolate Negro.


Ingredientes:
300gr de manteiga
280gr de açúcar
sementes de 1 vagem de baunilha
1 pitada de sal refinado
5 ovos
370gr de farinha
15gr de fermento para bolos
70gr de leite de soja
150gr de chocolate de  culinária (50gr de chocolate de leite e 100gr de chocolate 70% cacau)


Preparação na Thermomix/Bimby:
1. Coloque no copo a manteiga e programe 1min/vel5.
2. Junte o açúcar, as sementes da vagem de baunilha, o sal e misture 45seg/vel5
3. Programe 2min/vel5 e vá adicionando os ovos pelo bocal do copo, um a um, deixando que o ovo se envolva bem na mistura antes de adicionar o próprio.
4. Junte a farinha, o fermento, 40gr de leite e misture 20seg/vel5. Com o auxílio da espátula, deite metade do preparado numa forma de buraco com cerca de 22-24cm.
5. Adicione o restante leite. Aqueça a massa restante até os 60ºC. Coloque o chocolate partido em pedaços pequenos e aguarde uns minutos para o chocolate ter tempo de amaciar. Programe 25seg/vel5 para envolver o chocolate.
6. Pré-aqueça o forno a 180ºC
7. Deite a massa de chocolate por cima da outra. Para obter o efeito mármore tradicional, misture com uma colher de sopa em movimentos espirais.
8. Leve ao forno durante cerca de 50min. Deixe arrefecer 10 min antes de retirar o bolo da forma.


Preparação Tradicional:
1. Bata a manteiga com uma batedeira com varas próprias para bolos até esta ficar esbranquiçada. 
2. Junte o açúcar, as sementes da vagem de baunilha, o sal e misture muito bem batendo novamente com a batedeira de varas. Vá adicionando os ovos, um a um, apenas após o incorporamento do ovo anterior.
3. Junte a farinha, o fermento, 40 gr de leite e misture muito bem. Deite metade deste preparado numa forma de buraco com cerca de 22-24cm.
4. Derreta o chocolate em banho-maria com os restante leite. Adicione ao preparado restante e mexa muito bem voltando a bater com a batedeira de varas próprias para bolos.
5. Pré-aqueça o forno a 180ºC
6. Deite a massa de chocolate por cima da outra. Para obter o efeito mármore tradicional, misture com uma colher de sopa em movimentos espirais.
7. Leve ao forno durante cerca de 50min. Deixe arrefecer 10 min antes de retirar o bolo da forma.

Bom Apetite :)

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Queria saber se posso substituir o leite de soja por um outro qualquer se sim, qual seria melhor. Desde ja agradeço. cptos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, poderá utilizar leite normal ou leite de aveia. Não recomendo leite amêndoa ou arroz (com as restantes variedades nunca experimentei).

      Eliminar

Opinaram: