terça-feira, 1 de outubro de 2013

Crumble de Maçã



A primeira vez que comi Crumble de Maçã foi há cerca de 7 anos num restaurante perto do meu primeiro trabalho à séria. O restaurante era daqueles pequenos, em que os pratos principais não se destacavam por aí além de outros restaurantes onde tinha ido no passado mas as sobremesas, meus amigos, as sobremesas, todas as que provei sempre foram como dizem os ingleses "to die for".

Comi o crumble por sugestão de um colega meu, e digo-vos com a maior das sinceridades, estava sempre desejosa de "ter" de voltar àquele restaurante só para comer o crumble ou qualquer outra sobremesa. Já experimentei crumbles noutros sítios mas ainda não encontrei um igual àquele. Este que fiz é delicioso, apesar de um pouco doce demais para o nosso gosto, mas ainda não é aquele. Para a próxima tenho de adicionar um fruto seco ao crumble tipo noz ou amêndoa pois acho que existia algo do género naquele crumble que até hoje não consegui esquecer.


Ingredientes:
Crumble
100gr de manteiga cortada em pedaços
80gr de açúcar (usei açúcar amarelo)
150gr de farinha
1 pitada de sal

Recheio
600gr de maçãs sem caroços, em quartos
1 c. sopa de sumo de limão
40gr de açúcar
1 c. de chá de canela em pó


Preparação na Thermomix/Bimby:
Crumble
1. Coloque o açúcar no copo e pulverize 5 seg/vel10.
2. Coloque os restantes ingredientes no copo e programe 10seg/vel6. Reserve.
3. Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Recheio
3. Coloque no copo todos os ingredientes e pique 2seg/vel4 e aqueça 5 min/100ºC/colher inversa/vel1. Coloque este preparado num pirex previamente untado com manteiga (pode sempre fazer em ramequins individuais).
4. Espalhe a mistura do crumble por cima da maçã e leve ao forno  pré-aquecido durante cerca de 25-30 min, até ficar dourado. Sirva morno.

Sugestão de serviço:
Para acompanhar o crumble de maçã nada como uma bola de gelado de nata ou baunilha (dependendo do gosto de cada um) ou então uma quantidade generosa de molho de baunilha :)

Bom proveito :)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Opinaram: