Este deve de ser um dos meus pratos favoritos desde sempre. Quando era pequena pedia aos meus pais para me darem as "bolinhas" (subentenda-se ventosas) do polvo, e estava sempre a pedir à minha mãe para cozinhar este prato. Como se isso não fosse suficiente, quando vou comer fora e Arrroz de Polvo faz parte do menu, nem sequer penso 2x e peço-o sempre. Já tenho tido muitas desilusões pois para mim este prato é um falso "fácil" quando cozinhado de forma tradicional. É sempre muito fácil que alguma coisa corra mal: ou o polvo fica demasiado cozido e mole (o que eu detesto) ou o arroz passa do ponto e torna o prato intragável para o meu gosto, etc.
Esta versão da Bimby (receita do livro Base) está aprovada apesar de o molho ter ficado um pouco mais espesso do que seria o ideal para mim mas talvez isso se deva ao facto de ter estado 10 minutos à espera que o R. chegasse.
Ingredientes:
1 polvo médio (até cerca de 1200gr)
2 cebolas médias
70 gr de azeite
2 dentes de alho
300 gr de tomate aos pedaços
300 gr de arroz agulha
água q.b.
sal q.b.
coentros q.b.
Preparação:
1. Coloque no copo o polvo cortado aos pedaços, 1 cebola, 100 gr de água e programe 30min/Varoma/colher inversa/vel1.5. Retire e reserve o polvo e a água de cozedura.
2. Coloque o azeite no copo e aqueça 3min/100ºC/vel1.5.
3. Junte a restante cebola, os alhos e pique 5seg/vel5.
4. Adicione o tomate e refogue 5min/100ºC/vel1.5.
5. Junte o polvo, tempere a gosto e programe 7min/100ºC/colher inversa/velocidade colher.
6. Adicione o arroz, pese a água de cozer o polvo reservada, acrescentando o resto de água até completar as 800gr e programe 18min/100ºC/colher inversa/velocidade colher.
7. A meio da cozedura retire a tampa e, com a ajuda da espátula, solte o arroz que está no fundo do copo.
8. Por fim salpique com coentros picados.
Nota do autor: Se comprar o polvo fresco, é aconselhado congelá-lo primeiro.
Bom Proveito :)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Opinaram: